CURTA BIKE

  • CURTA BIKE

Pensando em promover a ocupação para lazer dos espaços públicos, o conhecimento maior da cidade e seus espaços e a visibilidade da produção cultural nacional, o Curta Bike tomou as ruas de Porto Alegre no dia 22 de agosto no Distrito C – o Distrito Criativo de Porto Alegre, reunindo cerca de 80 pessoas durante toda a atividade. Foram cerca de cinco quilômetros percorridos e três paradas para a exibição de seis filmes de curta-metragem brasileiros.

A iniciativa foi promovida pela jornalista gaúcha e produtora Fernanda Morena, que trouxe a ideia da China para sua cidade natal. Fernanda morou por seis anos no país asiático, onde participou de ações semelhantes, além de ter atuado como produtora executiva do Festival Brapeq de Cinema Brasileiro na China.

O projeto contou com o apoio da UrbsNova – Agência de Inovação, responsável pela criação do Distrito C, que fez a parte logística do passeio ciclístico e a apresentação das ações de economia criativa situadas no Distrito.

A curadoria da mostra foi assinada pelo cineasta Lucas Costanzi, da produtora Sabujo Filmes, que, em 2015, lançou seu primeiro filme “Tormenta”, um documentário sobre a artista plástica carioca Vera Tormenta. Participam também do filme Ferreira Gullar e Darel Valença Lins, amigos e colegas da artista.

Os filmes foram selecionados por meio de chamada pública. Foram mais de 25 filmes inscritos através do site da produtora. Dentre os seis exibidos no final, encontravam-se filmes exibidos em festivais, bem como  filmes de estudantes estreantes. Grabriela Burck, diretora do filme Aurora, esteve presente em todas as apresentações do Curta Bike.

Uma das grandes marcas do evento foi a oportunidade de curtir o lazer em comunidade. Participaram homens e mulheres, jovens e idosos, crianças e adultos. O que só mostra o poder de reunião que eventos como o Curta Bike podem ter – eventos que privilegiem o convívio social na rua, sem que ele seja voltado ao consumo.

Apesar de a maior parte dos participantes terem ficado sabendo do evento pelo Facebook, o Curta Bike ganhou espaço na mídia. Os maiores veículos de comunicação de Porto Alegre fizeram matérias sobre a atividade, bem como portais nacionais de cinema e cultura.

Conheça os filmes selecionados para a programação:

programação_card

 

Veja como foi o evento na matéria feita pela Record RS.



Related projects